sábado, 21 de julho de 2012

[Comunidade Bahá'í do Brasil] Discurso criativo para atrair jovens ao campo de serviço

[Comunidade Bahá'í do Brasil] Discurso criativo para atrair jovens ao campo de serviço:
De: Jordana Araújo <jordana.araujo@bahai.org.br>
Data: 20 de julho de 2012 15:28
Assunto: [Comunidade Bahá'í do Brasil] Discurso criativo para atrair jovens ao campo de serviço


Discurso criativo para atrair jovens ao campo de serviço
Participantes de seminário no nordeste refletem sobre o poder de transformação da juventude


Com a participação de 27 pessoas de diferentes partes do Brasil, o seminário do Instituto do Nordeste foi realizado, entre dias 7 a 11 de junho, em Salvador, na vizinhança de Fazenda Coutos.


O evento foi promovido pelo Corpo Continental de Conselheiros e teve o apoio do Conselho Bahá'í do Nordeste. Entre os agrupamentos representados estavam: Grande Fortaleza (Fortaleza-CE), Heróis de Deus (Natal-RN), Portal do Sol (João Pessoa-PB), Águas da Vida (Maceió-AL), Jardim do Ridván (Aracaju-SE) e Cidade da Bahia (Bahia).


Os participantes do seminário consultaram sobre a estratégia de convidar jovens da sociedade em geral, principalmente os membros das vizinhanças, para que possam servir como monitores de grupos de pré-jovens. "Cada equipe elaborou um discurso baseado no livro 'Liberando o Potencial dos Pré-Jovens', o quinto livro da sequência do Instituto Ruhí1 e, em seguida, partiram para a prática convidando de fato os jovens para serem monitores", conta Adriana Lacayo, membro da Comunidade Bahá'í de Natal.


A revisão do livro 5, em conjunto com a ação prática, além de espaços para reflexão, consulta e planejamento proporcionaram uma dinânima diferenciada de trabalho. Adriana destaca que foram cinco dias de intenso aprendizado. "A visita a uma instituição não-governamental gerou uma interação entre os jovens e a percepção nítida do vigor que eles têm", acrescentou Adriana que prosseguiu o relato "durante o seminário, os participantes aprenderam a aprimorar o discurso para atrair, cada vez mais, a juventude no campo do serviço".


O intuito de todo o aprendizado é trazer a oportunidade para que todos possam desenvolver os seus potenciais e que sejam canalizadados na promoção do bem-estar da comunidade local, assim, contribuir para o avanço da evolução do gênero humano e o estabelecimento de uma Nova Ordem Mundial.


A Comunidade Bahá'í acredita que todos são protagonistas do desenvolvimento sustentável e que é por meio da educação espiritual não dogmática da reflexão sobre o significado e importância do amor, justiça, generosidade, direitos humanos, entre outros, que a paz mundial deixará de ser uma mera utopia.


Para saber mais sobre as atividades promovidas pelos bahá'ís em sua cidade, escreva para info@bahai.org.br.



1 O Instituto Ruhí oferece ferramentas de desenvolvimento espiritual para crianças, jovens e adultos, focadas tanto no indivíduo quanto na coletividade. Cada curso consiste no estudo de textos e trechos de escrituras sagradas acerca de temas específicos. A educação espiritual das crianças é foco do Livro 3 – Ensinando Aulas para Crianças; e a capacitação para atividades na faixa etária de 12 a 15 anos é realizada mediante o estudo do Livro 5 – Liberando o Potencial dos Pré-Jovens. Qualquer pessoa maior de 15 anos pode participar das capacitações e se envolver na educação de crianças e adolescentes em sua cidade. Para mais informações sobre o Instituto Ruhi, acesse http://ruhi.org/

Jordana Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo - SASG
Comunidade Bahá'í do Brasil
(+55 61) 3255 2200 / 8188 0239




Permalink

| Leave a comment  »

Nenhum comentário:

Postar um comentário