quarta-feira, 18 de abril de 2012

EFEITO SOLIDÃO

EM MEIO A TANTAS TAREFAS DURANTE O DIA, A NOITE, A MADRUGADA - PARA ALGUNS, LIDANDO COM PESSOAS, FALANDO COM ESTAS, TROCANDO ENERGIAS E IDEIAS... AO CHEGARMOS EM NOSSAS CASAS, CANSADOS, E MUITOS DE NÓS, COM GENTE LÁ ESPERANDO... AINDA ASSIM NOS SENTIMOS SÓS? SERÁ O EFEITO SOLIDÃO PELO QUAL TODOS NÓS FOMOS ATINGIDOS? AGORA, COMO A MAIORIA SE ENCONTRA CONECTADO, ATÉ MESMO NO TRABALHO, NO LAZER, NA HORA DE COLOCAR O FILHO PARA DORMIR, POR EXEMPLO, PRECISAMOS DE APARELHOS ELÉTRICOS PARA NOS SENTIR MELHOR CONOSCO E COM OS OUTROS? PARA NOS RECONHECERMOS, TERMOS UMA IDENTIDADE... OU SERÁ QUE A PERDEMOS?
QUANDO ESTAMOS EM CASA, JUNTAMENTE COM AQUELES A QUEM PENSAMOS OU SENTIMOS ALGUM TIPO DE AFETO, E ATÉ DIZEMOS QUE AMAMOS, APESAR DISSO, TEMOS A NECESSIDADE DE DEIXÁ-LOS A FAZER ALGUMA COISA SEM QUE ESTEJAMOS 100% POR PERTO PARA QUE POSSAMOS NOS ISOLAR E FICAR POR HORAS NA INTERNET, CONVERSANDO EM UM CHAT... QUAL É A NOSSA? SABEMOS O QUE QUEREMOS?
PARECE QUE MAL APROVEITAMOS O DIA POR INTEIRO, EMBORA ACHAMOS QUE TRABALHO E A VOLTA PARA CASA MOSTRE ALGUM TIPO DE VÍNCULO COM A VIDA, OU O TEMPO BEM APROVEITADO...? NÃO SEI NÃO... O QUE PERCEBO NO MODO DE SE RELACIONAR DAS PESSOAS É QUE ELAS ESTÃO MAIS À VONTADE COM O USO DAS TECNOLOGIAS EM SUAS VIDAS, PREENCHENDO A MAIOR PARTE DO SEU COTIDIANO. TALVEZ, ALGUMAS DESSAS PESSOAS A ENCAREM COMO PRATICIDADE. POR EXEMPLO, VOCÊ, DE REPENTE, ESTÁ NO MEIO DE UM ENGARRAFAMENTO, MAS MORRENDO DE SAUDADE DE ALGUÉM, E VAMOS SUPOR QUE ESTE ALGUÉM ESTÁ PERTO E NÃO MUITO DISTANTE, DO TIPO EM OUTRA CIDADE, PAÍS... ENTÃO, VOCÊ RESOLVE ISSO COM O SEU CELULAR, OU AINDA, SE AMBOS ESTIVEREM CONECTADOS NO MESMO MOMENTO, COM O NOTEBOOK, TABLET, ENTRE OUTROS, VOCÊS PODEM SE VER POR ALGUNS INSTANTES E "MATAR" ESSA SAUDADE. QUE COISA MARAVILHOSA! A TECNOLOGIA VEIO PARA FACILITAR A NOSSA VIDA, SEM CRIAR MAIORES ESFORÇOS, MAIORES PROBLEMAS, ELA CHEGOU PARA NOS DAR SOLUÇÕES. E NÃO É QUE ÀS VEZES, SÓ POR FALARMOS COM ALGUÉM QUE GOSTAMOS DE ALGUM APARELHO TECNOLÓGICO, MESMO QUE DISTANTE FISICAMENTE, JÁ FICAMOS SATISFEITOS? LOGO, A SAUDADE DIMINUI, NÃO É MESMO? OU SOME!
OUTRA COISA SÃO ESSES SITES DE ENCONTROS. É COMO SE FOSSE OUTRA SOCIEDADE VIVENDO DENTRO DA TELA DE UM COMPUTADOR. AS PESSOAS POSTAM SUAS FOTOS, ALGUMAS OBSERVAÇÕES E INFORMAÇÕES A SEU RESPEITO E SOBRE O(A) PARCEIRO(A) QUE PROCURAM E PRONTO. OS AFINS SE APROXIMAM ATRAVÉS DE UM CHAT - INVENÇÃO QUASE QUE DIVINA, ONE VOCÊ PODE CONVERSAR COM ALGUÉM E FAZER, ENQUANTO ISSO, COISAS QUE VOCÊ NÃO TERIA CORAGEM DE FAZER COM ALGUÉM OLHANDO PRA VOCÊ, POR EXEMPLO, COMO COÇAR-SE... ENGRAÇADO, NÃO?!
POIS É... ESTRANHO TAMBÉM, CÁ PRA NÓS. MAIS TARDE, PODE ATÉ PINTAR UM ENCONTRO PRESENCIAL, ONDE O(A) ESCOLHIDO(A) VAI ATÉ VOCÊ E, TALVEZ, POSSA DAÍ SURGIR UM RELACIONAMENTO REAL. PORÉM, ACREDITO QUE MESMO ESSAS DUAS PESSOAS INICIANDO UM NAMORO, ALGO ASSIM, JAMAIS DEIXARÃO DE PERMANECEREM CONECTADAS COM O MUNDO VIRTUAL. POR QUÊ? NÃO SEI BEM NÃO. ESSA COISA É VICIANTE. ANESTESIANTE, SEI LÁ.
SEM FALAR NAQUELAS PESSOAS QUE POSSUEM VIDA DUPLA. SÃO UMA COISA NA VIDA REAL, MATERIAL... E OUTRA NA VIRTUAL. INVENTAM TANTO QUE ACABAM ACREDITANDO NAS PRÓPRIAS MENTIRAS. PURO FAKES. MAS ACHAM DIVERTIDO ENGANAR OS OUTROS, FAZEREM-SE DE OUTROS... PODE SER QUE A INTENÇÃO NÃO SEJA MUITO DIFEENTE D MESMA QUE A DOS PRIMEIROS TIPOS CITADOS AQUI. DISTRAÇÃO. UM POUQUINHO DE FALTA DE AUTOCONFIANÇA TAMBÉM, VAI...
TEM COISA QUE ME INCOMODA MUITO, APESAR DE EU TRABALHAR COM A TECNOLOGIA, UTILIZAR-ME DELA PARA INTERAGIR... SINTO A AUSÊNCIA DO CALOR HUMANO, DO OLHO NO OLHO, COM A POSSIBILIDADE RÁPIDA DE TOQUES PELO CORPO... ENFIM, FATOS SIMPLES COMO ANDAR PELA PRAIA E SER ASSEDIADA, SER CHAMADA PARA UMA CONVERSA ESPONTÂNEA; ENTRAR EM UM SUPERMERCADO E SORRIR PARA ALGUÉM E SER CORRESPONDIDA, E A PARTIR DISSO ACONTECER O GOSTO DO "QUERO MAIS"... NÃO PRECISAR TER LUGAR, HORA PARA SE RELACIONAR... OU TER QUE GASTAR LUZ, APURAR A VISTA PARA CONSEGUIR UM POUCO DE ATENÇÃO... SEI NÃO... TALVEZ, EU DEVESSE TER NASCIDO HOJE.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oiii, Zazá! Obrigada, fico contente que tenha curtido, beijão, e ótimo fim de semana pra você!

      Excluir