quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Bocaberta.org- Cachoeira horizontal- Austrália

Bocaberta.org- Cachoeira horizontal- Austrália:
.

http://bocaberta.org.



Posted: 03 Oct 2012 12:08 PM PDT
A cachoeira horizontal é o nome dado a um fenômeno natural que ocorre na costa da região de Kimberley, na Austrália Ocidental.
Movimentos massivos das marés criam um efeito de cascata com um enorme fluxo de água forçando a passagem contra as estreitas gargantas paralelas do penhasco, a ser repetido no sentido contrário na virada maré.

As gargantas gêmeas são parte do desfiladeiro de McLarty, na baía Talbot, que tem duas extensas elevações paralelas cerca de 300 metros de distância. A primeira abertura, mais ao norte. é a mais larga com cerca de 20 metros de largura e a segunda, mais espectacular, tem apenas de 12 metros de largura.
Entre as marés é possível conduzir barcos através das duas aberturas da baía. As marés nesta região têm uma variação de 10 metros, que ocorre ao longo de seis horas e meia, de maré baixa para maré alta e vice-versa. O efeito de “cachoeira” é criado pela maré tentando passar pelas aberturas de forma mais rápida do que pode fluir através delas criando uma queda d’água de quatro metros entre os compartimentos.
You are subscribed to email updates from Bocaberta - Curiosidades, Arte, Fotografia, Vídeos e muito mais!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



Permalink

| Leave a comment  »

Nenhum comentário:

Postar um comentário