segunda-feira, 8 de outubro de 2012

COINCIDÊNCIA???

é longo? mas leia e vc vai entender



Comparativo entre Feudalismo e Capitalismo

Feudalismo: existiu na Europa durante a Idade Média (período da História entre os séculos V e XVI).(de volta em agumas cidades "escolhidas" pelo poder

Capitalismo: começou a se formar na Europa durante o século XV, ganhou grande impulso durante a Revolução Industrial (século XVIII) e se espalhou pelos quatro cantos do mundo. Está presente na economia da maioria dos países atuais.


O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. 
*troque - germânicas por sindicalistas, sec.V por sec. XX, senhores feudais por inescrupulosos e a economia, bem a economia que DEUS nos ajude

Estrutura Política do Feudalismo 
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.

Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Sociedade feudal 
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes e CUMPANHERADA) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era, deveria ao menos ser, responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos9 POVO EM GERAL). Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal)(prus cumpanheru é di grátis).

Economia feudal
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura, nãaaao em pastos...vivem nos mandando pastar. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias(favores e eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

Religião 
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.(esses também se rebelaram contra os atuais desmandos)

As Guerras 
A guerra no tempo do feudalismo era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas(*troque por chantagem, favorecimentos e desmentidos), representavam o que havia de mais nobre no período medieval. O residência dos nobres eram castelos fortificados, projetados para serem residências e, ao mesmo tempo, sistema de proteção.

Educação, artes e cultura
A educação era(É) para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros(isso nos estão tirando paulatinamente)
A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião.

Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião(a quem trairam). Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

O fim do feudalismo***(prestenção)
O feudalismo não terminou de uma hora para outra, ou seja, de forma repentina. Ele foi aos poucos se enfraquecendo e sendo substituído pelo sistema capitalista. Podemos dizer o feudalismo começou a entrar em crise, em algumas regiões da Europa, já no século XII, com várias mudanças sociais, políticas e econômicas. O renascimento comercial, por exemplo, teve um grande papel na transição do feudalismo para o capitalismo.

mais algumas coincidências(?)


Feudalismo: Trabalho servil (o que se dá entre a cumpanherada)

Capitalismo: Trabalho assalariado (o que veremos escorrer ladeira da honestidade, abaixo)



Feudalismo: Agricultura era o principal setor da economia (troca-se por politicagens de alto lucro)

Capitalismo: Comércio, finanças e indústria prevalecem no sistema capitalista (entra em agonia)



Feudalismo: Economia baseada, principalmente, em trocas de mercadorias. Pouco uso de moedas (haverá sim o uso de moedas, mas para poucos Judas, outros trocarão de lado por não suportar se verem vilipendiados)

Capitalismo: Economia baseada na compra e venda de produtos com ampla utilização de moedas.



Feudalismo: Trabalhador preso à terra, devendo obrigações ao senhor feudal (fica igualzinho)

Capitalismo: Trabalhador livre para escolher a empresa na qual vai trabalhar.



Feudalismo: Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores feudais (também não mudará)

Capitalismo: Poder econômico nas mãos da burguesia comercial, financeira e industrial.



Feudalismo: sistema artesanal de produção de mercadorias (produção em massa de cargos para seus pares, em detrimento a população)

Capitalismo: sistema de produção.



Feudalismo: sociedade com pouca mobilidade social(somente a interna)

Capitalismo: sociedade com maior mobilidade social.



Feudalismo: baixo avanço no desenvolvimento de tecnologiasa prevalecerem as cabeças acéfalas do poder...)

Capitalismo: grandes avanços no desenvolvimento de tecnologias.



Feudalismo: prevalência do sistema de subsistência( de quem está no poder e coligados)

Capitalismo: prevalência do sistema visando o lucro, acúmulo de capital e enriquecimento. 

REVERTER ESSA REALIDADE NEW FEUDAL, DEPENDE DE NÓS

Nenhum comentário:

Postar um comentário