terça-feira, 26 de março de 2013

Saude e Cidadania - um dever de todos! No Combate a Dengue o que não estamos fazendo...

Saude e Cidadania - um dever de todos! No Combate a Dengue o que não estamos fazendo...:
Bem, por que náo iniciei a postagem com Direitos em vez de Deveres na Cidadania em Saúde ?

Exatamente, para mostrar que temos Deveres a serem adotados, cumpridos se quisermos evitar epidemias.

É nosso dever também, saber como usar os serviços adequados, o que a Rede de Saúde Municipal oferece nas epidemias ou fora delas...

 Os Portais das Prefeituras tem informações úteis sobre como funcionam as ações de saúde, os Serviços oferecidos...

 Mas uma parte da população desconhece como funciona a Rede; alguns por que náo sáo usuários frequentes e registrados,e que usam planos conveniados, outros por falta de informação mesmo, acha que náo vai usar, ou não gosta, so reclama.

Quando chegam as epidemias, muitos de nós náo sabemos como usar os serviços de Saúde Pública. No caso da Dengue, os deveres tém mais impacto sobre o combate e prevencãoo da epidemia do que pensamos ou náo queremos assumí-los..

Pois, somos nós cidadãos e cidadãs que náo cuidamos do lixo, não descartamos e protegemos os pneus, náo cuidamos das plantinhas, das calhas, dos baldes descobertos, das garrafas pet abertas, NÁO LIMPAMOS OS TERRENOS...etc. 

MAS, reclamamos quando os casos de dengue aumentam, pois o problemas de manter ou aumentar os padróes e atitudes que colaboram na multiplicaçao dos mosquitos é NOSSO EM MUITAS SITUAÇÕES!!!!!!

Aqui no bairro onde moro, numa rua proxima a minha, em um prédio de classe media, o coletor de lixo inadequado, de manhã sem tampa, no lado de fora, o lixeiro pega o lixo de noite, fica destampado e quando chove vira um bom meio para multiplicar o mosquito da dengue...

 DENGUE é UMA DOENÇA GRAVE NA FORMA HEMORRÁGICA ,QUE É A ATUAL AMEAÇA AGORA, DO PERFIL DA EPIDEMIA NO PÁIS.

COMPETE AO  SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE  APLICAR AS MEDIDAS PRÓPRIAS, TEM O DEVER DE DAR ACESSO E AGILIDADE NO DIAGNOSTICO, GARANTIR O TRATAMENTO, MAS A PREVENÇÃO é realmente UM DEVER DA COMUNIDADE.

Se durante todo o ano, agíssimos como agentes de prevencáo da Dengue, quando viesse a mudanca climática, teríamos menos fatores multiplicadores do mosquito. 

Um bom-dia, preciso ligar para o telefone de alerta da Dengue e comunicar sobre o que acontece  por aqui no bairro.

Cidadania náo se faz apenas com os direitos, mas também com os DEVERES.!

*****************************************************

Como estou atulizando a postagem,informamos que

já enviamos um e-mail para a Prefeitura, relatando a situação dos coletores descobertos na rua proxima daqui...O telefone do Disque Dengue esta sobrecarregado, e o Norte do Paraná está em alerta!

Sonia Maria

Atom
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

Nenhum comentário:

Postar um comentário